quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cinco perguntas que você deve SE fazer antes de prospectar clientes


Prospecção de clientes é a base de todo processo de vendas, principalmente se tratando de vendas B2B onde a empresa garimpa clientes constantemente para aumentar a carteira. Mesmo tendo consciência de que prospectar é importante, muitos vendedores estão tratando esta etapa com uma simplicidade que ela não merece. Prospectar não é somente encontrar empresas e entrar em contato para vender. Isso era feito com sucesso nos anos 60/70, hoje não mais.
Decisores continuam reclamando que recebem constantemente ligações telefônicas ou e-mails de empresas que oferecem produtos e serviços que eles nem utilizam ou abordagens totalmente sem foco.

Com base em alguns erros de estratégia, proponho cinco perguntas simples para você se fazer antes de pegar o telefone ou ir em busca de clientes potenciais:


1.      O que eu sei sobre o cliente?


Antes de qualquer estratégia, de qualquer abordagem é necessário conhecer a empresa que você quer prospectar. Você pode fazer isso em cinco minutos "se jogando"no Google, localizando notícias, artigos, blogs e lendo mais sobre a história, missão e valores  no site da empresa. Outra maneira é localizar a empresa nas redes sociais como o LinkedIn, por exemplo. E por que isso? Clientes vão se interessar mais pela sua abordagem se você mostrar que ocupou seu tempo para saber mais da empresa dele.



2.      O que eu sei sobre o atual fornecedor?


Se você tem um carro e gostaria de trocá-lo com certeza não escolheria o mesmo modelo e o mesmo ano. Procuraria um modelo melhor, com mais adicionais, quem sabe um completo, carro mais novo, não? Se você e o atual fornecedor deste cliente potencial não têm nenhuma diferença quanto a preço, atendimento, prazos, qualidade, por que ele trocaria de fornecedor? Por que trocar seis por meia dúzia? Conhecendo profundamente a concorrência e o atual fornecedor, você consegue definir seus pontos fortes e fracos. É necessário que o cliente faça uma comparação entre você e o cliente atual para chegar ao que eu chamo de "Insight".



3.      Quais são as pessoas influenciadoras?


Quem além deste decisor/comprador, quem mais na empresa é responsável pelas decisões?
A área de TI? Marketing? Um gerente? A diretoria? Se você perguntar e se tornar um parceiro para, em uma reunião, por exemplo, ajuda-lo a convencer os outros envolvidos naquele contrato, vai mostrar que você é um fornecedor parceiro e que assume suas responsabilidades.

4.      O que eu posso fazer para melhorar o negócio do cliente?


Se o seu objetivo é  bater suas metas, é um vendedor que ainda está  focado apenas em você. Hoje, vendedor que não se preocupa com o cliente, em fazer o melhor para o negócio DELE, que não procura soluções para melhorar os processos, que não dá sugestões, que não visa melhorar a produtividade da empresa, vai encontrar em cada iniciativa de prospecção, cada vez mais objeções e dificuldades para fechamentos. Sem falar que pode até perder seus clientes ativos..
Quando eu falo em interesse pela necessidades do cliente e não nas suas, é demonstrar com atitudes e não seguindo uma tendência de marketing, ou repetir essa frase que está na moda.


5.      Qual é o problema do cliente?


Antes de oferecer soluções você precisa saber qual é o problema real do cliente. Isso não se faz com discursos decorados sobre a sua empresa ou produto/serviço. Você perde seu tempo com esse tipo de abordagem e como toda ação gera uma reação, a resposta são as objeções, ausência de retorno de ligações e e-mails. Conhecendo seu negócio, o mercado e o negócio do cliente, você sabe o que tem e pode ser melhorado. Se não sabe, pergunte antes de oferecer aquelas soluções  que, muitas vezes, nem são importantes para ele.

Através das mudanças tecnológicas, compradores e decisores em geral estão cada vez mais informados e exigentes. Já foi o tempo em que bastava ter bom papo para convencer o cliente a comprar. Hoje é necessário mudança de comportamento e inovação.

 Fica a dica e sucesso!




segunda-feira, 13 de abril de 2015

Dicas de Prospecção de Clientes: O Corpo do E-mail

Todos os dias recebemos uma grande quantidade de e-mails, muitos deles com a intenção de prospectar  produtos ou serviços. 

Recentemente li no LinkedIn um post de uma profissional de vendas que reclamava que a falta de gentileza das pessoas esta cada vez maior, pois decisores  nem se davam ao trabalho de responder e-mails, sendo e-mails de prospecção ou envio de apresentações. 

O que ela analisava como falta de gentileza de decisores, eu analiso como falta de estratégia de quem envia o e-mail, principalmente se tratando de e-mail de prospecção de clientes.

Penso que alguns e-mails de prospecção são tão mal formulados e mal redigidos que realmente não merecem resposta. Se você quer prospectar por e-mail é necessário bom senso e acima de tudo conhecer  a empresa/decisor, concorrentes e o mercado.  Enviar uma mensagem padrão, igual para todos,  não é estratégia.

Vamos ver alguns exemplos?

Quem vai prospectar?



















No e-mail que recebi acima, o vendedor pede para eu responder enviando o e-mail da pessoa responsável. Eu perguntou então: de quem é o trabalho de buscar e qualificar prospect? 

Um e-mail de prospecção  precisa estar direcionado para o contato alvo, aquela pessoa que vai decidir. 
E como conseguir isso? Telefonando, pedindo para a telefonista ou buscando nas redes sociais. 
Nunca transfira a responsabilidade do seu trabalho para uma cliente potencial. 
Outro erro foi pedir  um “ok” para depois receber uma apresentação quando ele poderia economizar o tempo do decisor já enviando a apresentação.

Invadindo os formulários de contato


artigo de Myrian Mourão

















Eu chamo esse tipo de ação e estratégia preguiçosa onde o vendedor  usa um formulário de contato porque não quer telefonar para a empresa e pedir o e-mail. 

Além do inconveniente de usar o formulário, a abordagem da mensagem foi negativa, pois ele afirma que deu uma “olhada” no site da minha empresa e deduziu que estamos sem profissional web.

Acredito que uma abordagem agressiva é interessante quando se tem conteúdo relevante a oferecer, como  um diferencial ou uma solução, não apenas críticas. Ele poderia ter conseguido a minha atenção com sugestões  de melhorias no meu site..eu iria até relevar que o contato foi feito via formulário. 

Outro ponto importante quando você faz uma abordagem agressiva é o diferencial competitivo, isto é, se você tem algo muito diferente da concorrência, uma inovação, algo que só você pode oferecer, seja agressivo, ao contrário seja mais “suave”.

Mas como acertar no e-mail de prospecção, afinal?

  1. Mostrar que você é antenado e conhece o cliente, o seu negócio e somente DEPOIS descrever algo  relevante a oferecer. Você pesquisou, fez a lição de casa!
  2. Direcionar o e-mail para a pessoa correta.
  3. O e-mail de prospecção tem que ser personalizado, com o nome do decisor.
  4. Nunca use formulários de contato do cliente.

Como poderíamos reescrever o primeiro exemplo?

“Olá Myrian, bom dia!
Acessando o site da Mhaya e navegando pelas páginas pude perceber que se trata de uma empresa que busca a inovação em todas as suas ações e que atua com empresas de vários portes e segmentos. Empresas que atuam na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas,  precisam de material promocional e brindes para encantar os educandos e os clientes potenciais.
A  XXX é uma empresa que também busca a inovação e temos um produto incrível , totalmente fora da caixa para uma empresa como a Mhaya. 
Estou enviando alguns cases de empresas similares,  o que  fizemos por empresas como X,Y e Z!
Como podemos evoluir para um bate papo informal?"

O assunto do e-mail acima, para chamar  a atenção, poderia ser simplesmente “ Sobre a Mhaya” ou 
“ Mhaya”. Ao ver o nome da minha empresa no assunto do e-mail, com certeza chamaria minha atenção.

Resumindo...

Quer ser percebido? Quer que o cliente potencial dê atenção para seu e-mail de prospecção? 
É necessário mostrar que você está entrando em contato com ele exclusivamente e não  enviando um e-mail genérico para um monte de empresas, sem conhecê-las. As chances de sucesso serão positivas  se você conseguir se dedicar usando estratégia one to one.

      Dia 12 de maio estarei ministrando mais um curso de Prospecção de Clientes onde estaremos reunidos e interagindo sobre esta e outras estratégias para  prospectar melhor! Não perca, estou ansiosa para conhecer você!


 Fica mais esta dica e sucesso!

terça-feira, 7 de abril de 2015

Seis hábitos que podem atrapalhar sua prospecção de clientes.


O seu comportamento pode ser crucial para o sucesso ou fracasso na prospecção de clientes,principalmente durante uma primeira reunião de negócios. Por esse motivo é necessário atenção para algumas atitudes que podem atrapalhar a sua atuação. Vamos conhecer 06 atitudes que podem atrapalhar sua prospecção e que estão inter-relacionadas.

Não ter foco

Ter foco é saber aonde quer chegar e traçar  suas estratégias para alcançar os objetivos. Alguns vendedores não tem foco, ou seja, saem atirando para todo lado, sem definir o perfil certo do prospect ou não fazem o acompanhamento das ações de prospecção.


Não conhecer o cliente potencial

Do mesmo modo que atiram para todo lado, não conhecem profundamente o prospect que desejam abordar. Não sabem nada sobre o negócio da empresa, sobre o decisor, não procuram mais informações na internet e nem nas redes sociais. Ainda acham que conseguem prospectar apenas fazendo um discurso sobre a sua empresa ou negócio.


Falar muito, ouvir pouco

Achar que decisores estão interessados em discursos sobre a sua empresa é atitude do passado. Hoje decisores estão focados em profissionais que possam dizer como melhorar o seu negócio e se encantam com aquele vendedor que demonstra conhecimento, podendo acrescentar seja com alguma informação, dica, sugestão ou uma grande solução. Ouça mais e fale menos sobre você. Se falar for o seu forte, fale do negócio do cliente e não do seu.

Reclamar muito

O mercado está ruim, o governo é péssimo, as vendas estão fracas. Quem passa o dia inteiro reclamando são aquelas pessoas que precisam de desculpas para justificar a falta de iniciativa para mudar. Épocas de crise exigem disciplina, inovação e criatividade. 



Não investir em redes sociais

Em 2001 quando comecei a trabalhar com prospecção de clientes a maioria das empresas anunciavam ou buscavam produtos e serviços nas páginas amarelas. Hoje,  14 anos depois, a internet mudou a forma como decisores buscam empresas. Em cinco minutos no Google ela consegue criar em sua mente se a sua empresa é confiável e com alguns cliques no LinkedIn ela consegue também ter uma imagem sobre sua empresa e também sobre seus colaboradores. Se você não investe em redes sociais, está perdendo a oportunidade de se mostrar e de interagir com seu futuro cliente.


Não investir em capacitação

A falta de tempo não é esculpa para desenvolver suas habilidades e nem anos de experiência na área que atua é motivo para achar que não pode aprender mais nada. Quem acha que já sabe tudo, corre o risco de ficar estagnado. Cursos para aprimorar o conhecimento em comportamento humano como PNL e Linguagem Corporal vão fazer toda a diferença não só em contatos telefônicos, mas também quando estiver frente a frente com o prospect.



 Fica a dica e Sucesso!
(L)