segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Prospecção de Clientes e a Arte de de Perguntar

“Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”  
Henri Ford


Perguntas são o gatilho que muda o mundo.
Até hoje os cientistas se perguntam porque surgiu o universo, se a opção sexual é definida pela genética, se Deus existe e personalidades do meio científico como Stephen Hawking, viveram e vivem em função de responder perguntas. A partir dessas perguntas e a busca por respostas podemos participar das mudanças no mundo e na sociedade.

Baseado nessa premissa, podemos afirmar que mais importante do que as respostas são as perguntas e como elas são formuladas, pois questionamentos podem fazer pessoas refletirem, despertar a atenção, podem  motivar/desmotivar, disseminar uma  nova ideia, levar pessoas a agir e, sobretudo, ser uma ponte na comunicação entre as partes. Como saber mais sobre algo ou alguém se não perguntarmos?
Li em um artigo que quando um psiquiatra precisa definir a personalidade de uma pessoa, ele não pergunta simplesmente: “O senhor é um psicopata?” ou “A senhora é bipolar?”
Isso porque, perguntas diretas mal formuladas permitem que a resposta surja como uma barreira ou criam uma má impressão no interlocutor. Psiquiatras estruturam as perguntas quase como uma investigação, uma sondagem, para induzir a pessoa a falar cada vez mais, para assim construir um perfil.

Por que na prospecção de clientes tem que ser diferente?

Observe as perguntas abaixo, comuns no processo de prospecção por telefone:
           Vendedor: “É uma boa hora para conversarmos?”
           Decisor : “Não”
           Vendedor: “O senhor tem três minutos?”
           Decisor: “Não”

Perguntas impactantes

Nos exemplos acima, as perguntas fechadas quase imploraram por um não. Porém é possível formular perguntas fechadas capazes de induzir uma resposta, a resposta que você precisa e quer ouvir para continuar a sua abordagem.
Uma pergunta poderosa e impactante é aquela que foca nossa atenção e nos envolve. É uma pergunta que envolve todo o pensamento e o comportamento que ocorre posteriormente. Deve motivar e levar a reflexão.

Exemplos:   
  •  “Posso falar em 3 minutos como reter seus clientes?”                
  •  “O Sr. sabe como evitar manutenções frequentes no produto X?" 
  •  “O Sr. sabe quantos clientes perdeu nos últimos 12 meses?”
  •  “O Sr. conhece uma caixa que substitui a que a sua empresa utiliza por valor  menor?”
Os exemplos das perguntas acima têm o propósito de fazer o decisor refletir, despertar a curiosidade ou  gerar um diálogo, evitando barreiras. 

Perguntas indiretas:
“Gostaria de falar sobre os problemas com entregas?”
Perguntando desta maneira passa desapercebido que o que você quer são informações sobre a concorrência, seria diferente se você perguntasse: “Como  é a entrega do atual fornecedor?”

Perguntas abertas:
Perguntas abertas ativas: deixam espaço para o decisor expresse sua opinião
Exemplo: “O que poderia ser melhorado neste produto?”               
Vamos ver a diferença?
Aberta e ativa: “Como se sente a respeito do nosso atendimento?”
Fechada: “Você gosta do nosso atendimento?”

Perguntas abertas com escolha
Que melhorias você implementaria no fornecimento deste produto?
(   )Facilidade na montagem
(   )Preço
(   )Entrega mais rápida
(   )Suporte 24hs
(   )Outras ___________________

Neste tipo de pergunta, as opções que você dá ao decisor são os pontos de deficiência do atual fornecedor e que você pode suprir. É a técnica do levantamento dos problemas, ou lembra-lo dos problemas para depois sugerir uma solução.
É a pergunta que lhe dá também uma visão da área onde o cliente está mais insatisfeito. Se o cliente responde “entrega mais rápida”, por exemplo, você pode continuar a perguntar até chegar ao agendamento.
“O Sr. acha interessante um sistema just in time?”
“Entrega programada resolveria o problema?”
Deixa que na opção "outras" o cliente expresse sua opinião abertamente. 

A Pergunta na hora certa

“Meu nome é Alice e sou da XXX. A XXX é uma empresa especializada em YYY. Tenho uma solução inovadora e de baixo custo para lhe apresentar! Será que podemos agendar nesta semana uma apresentação dos nossos serviços? Tenho certeza que a nossa proposta vai ser surpreendente.”

Nunca esquecer que as abordagens padronizadas e clichês tem pouco resultado.
A pergunta no processo de prospecção tem como principal objetivo despertar o interesse e sondar. Uma pergunta pedindo o agendamento de reunião só deve ser colocada após a sondagem ou quando o cliente demonstrar muito interesse e curiosidade, ao contrário, o cliente pode falar um “não” ou “no momento não, ligue daqui a 30 dias” e outra oportunidade para despertar o interesse vai ser muito mais difícil.

A estratégia é perguntar-instigar-perguntar-interesse-agendar.
Lembre-se sempre que você não é o único que está prospectando. Finalizo com uma pergunta:
Quantas ligações prometendo uma grande solução será que o seu cliente recebeu hoje?

Fica a dica e sucesso!


domingo, 10 de agosto de 2014

Prospecção de Clientes: Até Quando Insistir?


  Insistir ou não, eis a questão.



Artigo sobre a insistencia na prospecção de clientes por Myrian Mourão da Mhaya Treinamentos

Visitamos um cliente ou enviamos uma proposta e estamos ansiosos  por uma resposta (melhor ainda se positiva) daquela pessoa que decide a compra. Ligamos uma, duas, três vezes, deixamos recados na secretária eletrônica, enviamos e-mail solicitando posição sobre o assunto e nada! 
O contato nunca mais deu nenhum sinal de interesse, não deu uma resposta positiva e muito menos negativa, nos deixando na expectativa.


Jeffrey  Gitomer, autor de 'A Bíblia de Vendas' (The Sales Bible) conta que quando tinha 15 anos, seu cachorro fugiu pelo portão aberto e foi inútil correr atrás do animal, pois quanto mais ele o perseguia, mais o cão se afastava.  Depois que cansou da perseguição e voltou para casa, percebeu que o cão o seguiu.

Este relato nos faz pensar se realmente vale a pena  perseguir um cliente insistentemente ou se essa insistência pode ser planejada e estratégica.


Insistência X persistência 
Existe uma tênue linha entre a insistência e a persistência.

“Persistência é o melhor caminho para o êxito”
                                                                        Charles Chaplin
 

Se para Chaplin a persistência é o caminho certo para o êxito, por outro lado, a  insistência não leva a caminho algum, porque cria-se uma imagem negativa, perde-se tempo e energia,  pois a pessoa insistente continua tentando, tentando e  tentando com a mesma estratégia, mas esperando um resultado diferente e positivo. 
É o exemplo do vendedor que liga uma, duas, três vezes e não tem retorno, então parte para o envio de e-mails e mesmo percebendo que não está conseguindo, continua no erro pois anota em sua planilha que deve entrar em contato em alguns dias! Ele anda em círculos!


Artigo fala que temos que desenvolver uma estratégia de vendas. Por Myrian Mourão.

Já o persistente muda a sua estratégia, muda a maneira de chegar até o resultado esperado. Ele não é rígido em suas ações, mas tem a capacidade de se adaptar e reinventar. 
 
Como ser um vendedor persistente?

Mantenha o decisor sempre informado das novidades da sua empresa através de e-mail ou boletins informativos. Faça propaganda em canais que ele tem acesso, anuncie sua empresa e seus produtos em veículos segmentados, poste textos sobre seus produtos e sua área de atuação em blogs, no LinkedIn, portais de negócios,enfim, frequente os mesmos lugares físicos e virtuais. Envie mala direta, amostras de produtos, brindes, cartões de Natal e até de aniversário, se puder.



Ele pode não estar a fim de você...
 
No filme “Ele não está tão a fim de você” o personagem Conor ( Kevin Connoly) fala para Gigi (Ginnifer Goodwin) que quando o homem está muito  interessado em uma mulher, ele telefona, tenta encontra-la.

O mesmo conceito pode ser aplicado em prospecção de clientes: quando a pessoa que decide, um comprador está interessado, ele vai telefonar, vai responder o seu e-mail porque guardou a sua proposta, seu material de divulgação e seus dados. Nem que isso demore um longo tempo. Mantenha a sua presença viva na memória do decisor. 


Ele pode estar satisfeito...

Você já pensou na possibilidade deste contato estar satisfeito com o atual fornecedor?O objetivo de toda empresa é manter clientes fiéis e leais. Algumas empresas conseguem e temos que aceitar, assim como nós temos aqueles clientes satisfeitos, que não nos trocam por outra proposta. 
Trocar de fornecedor pode ser desgastante, gerar custos, incertezas no cumprimentos dos prazos e alguns decisores não gostam de arriscar, principalmente se tudo está bem.


Fique atento porque novas fábricas são implantadas mensalmente, empresas estão abrindo filiais, fique atento porque compradores se aposentam ou mudam de emprego, fique atento nas empresas que estão ampliando suas plantas ou mudando de cidade ou estado.

O portal Areaguas (www.areaguas.com) realiza pesquisas diárias buscando novos projetos, implantações ou ampliações de fábricas para que os leitores tenham essas informações tão importantes para oportunidades de negócios.


Fica a dica e sucesso.



Inscreva-se!
CURSO PROSPECÇÃO B2B

Data: 21/11/2014 das 09h00 as 18h00
Local: Avenida Cardeal Arcoverde - Pinheiros - SP
Informações e Programa: 
falecom@mhaya.com.br | www.mhaya.com.br



Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Dicas de Prospecção: As Abordagens no LinkedIn.


O que é uma rede social? "Espaço onde o indivíduo se relaciona diretamente com um ou mais indivíduos, formando um grupo, que juntos formam uma rede de relacionamento."

O LinkedIn, uma das mais promissoras  redes de relacionamento para realizar networking, somou no Brasil a  marca de 15 milhões de usuários em 2013, segundo a revista  Exame, e 50% a mais que em 2012.
Com esse número, o Brasil mantém a terceira posição entre os países com mais pessoas no LinkedIn. Fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 84 milhões, e da Índia, com 21 milhões. 

Já posso sentir, aqui da minha cadeira, os olhos de vocês brilhando diante das perspectivas de realizar contatos e ampliar negócios de uma maneira mais direta do que um contato telefônico ou um e-mail de prospecção.

Até aqui o que escrevi não é novidade e não é o foco deste artigo. Também não vou  falar como  fazer networking nas redes sociais porque encontramos essas informações disponíveis no google e vídeos explicativos no Youtube.
Eu quero focar nas abordagens no LinkedIn, pois não adianta saber encontrar, saber manter um perfil atualizado, ter as melhores qualificações e indicações e uma péssima abordagem.


“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”


Um exemplo para a frase acima, muito divulgada nas mídias sociais e erroneamente atribuída a Einstein, pode ser  observado nas duas figuras abaixo:






Se um e-mail com o assunto “apresentação” tem um retorno  baixo e pedir para alguém passar informações para a diretoria também não é muito viável, por quê essa estratégia daria certo em uma rede social?

Relacionamento

Se rede social  é  um espaço onde o indivíduo se relaciona, forma grupos, interage, você tem a oportunidade de fazer muito mais do que contatos padronizados. Esqueça a palavra “apresentação”! Tenha uma forte presença nos grupos e participe das postagens dos outros membros, expondo suas ideias, mostrando que tem algo a dizer. 

Observe abaixo como eu fui abordada por um profissional no LinkedIn:




Resumindo..

  1. No LinkedIn você consegue localizar os decisores na página das empresas, evitando assim enviar informações “a/c ”. Quanto mais você é relevante, participativo, mas chances você tem de ser adicionado e procurado. Se não localizar a pessoa, pergunte, peça para ser indicado!
  2. Assim como nos e-mails de prospecção, é necessário atenção ao assunto, ao tipo de abordagem e ao corpo da mensagem. Lembrando que enviar muitas mensagens ou a insistência pode criar uma imagem negativa.
  3. Seja generoso com as informações e dicas! Dê sem a intenção única de receber algo em troca!
  4. Agradeça os comentários. Agradeça o adicionamento. Seja inesquecível. Ganhar a afeição das pessoas conquista respeito.

Tudo é muito simples. Atenção! Eu disse simples, mas não disse que é fácil!



Fica a dica e sucesso!