quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Segredo da Linguagem Corporal - Sinais de Mentira

Quando falamos em leitura da linguagem corporal é importante destacar que nunca se deve analisar um gesto isolado de outros e das circunstâncias.
A leitura é feita no conjunto de gestos + postura + expressões faciais+ momento.
Uma pessoa de braços cruzados em uma fila não tem o mesmo significado que uma pessoa de braços cruzados em uma palestra.
Vamos entender como podemos identificar alguns sinais da mentira:

O balanço da cabeça
Um das formas de analisar a mentira é prestar atenção na congruência do sinais corporais e palavras, pois ambos precisam estar alinhados e transmitindo a mesma mensagem. Se houver conflito entre o que se diz e os sinais corporais, podemos chamar de  comunicação incongruente. Neste caso, acreditamos inconscientemente nos sinais corporais.
Coloco para exemplificar, o vídeo da Carolina Dieckmann em uma entrevista durante a Campanha da Hering:



O vídeo é um exemplo de incongruência. Enquanto ela afirma algo, o corpo desmente com a cabeça balançando negativamente. O levantar de ombros também indica dúvidas ou incerteza naquilo que ela própria está falando e por último, as mãos escondidas! Na pessoa que está falando com sinceridade, os gestos das mãos acompanham a fala naturalmente.

Mão na boca e rosto
Mas por que a mão na boca e nariz é sinal de mentira?
Allan Pease, em seu livro “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal”, afirma que quando se diz uma mentira, é como se o cérebro instruísse a mão a tapar a boca para bloquear a palavra mentirosa, mas no último momento, como estamos conscientes da mentira, fazemos pequenos gestos coçando o nariz , passando a mão pela boca ou olhos. Foi o gesto que fez Bill Clinton diante do júri quando desmentiu seu caso com Monica Lewinsky, foi o gesto repetitivo do Goleiro Bruno ao falar que não planejou a morte de Eliza Samujo e de Ana Carolina Jatobá quando falou  “Isabela era tudo na nossa vida” .
Já Paul Ekman, em seu estudo sobre expressões emocionais e microexpressões, afirma que é muito difícil perceber as microexpressões da mentira, pois duram em média 1/12 a 1/15 segundos e são logo disfarçadas. 

Vejamos o vídeo abaixo:


No vídeo do Pastor Valdomiro, não só o fato dele ter colocado a mão duas vezes na nariz e no pescoço (incerteza),  justamente quando ele afirma que vai ao monte orar uma noite inteira, denunciam a falta de verdade, mas também a reafirmação do que acabou de falar como: “Vai direto..direto” e também as piscadas muito frequentes, sendo que em algumas momentos ele até fecha os olhos. Estes são alguns sinais de que ele não quer olhar para quem está falando.




                  00:53  “Só vou sair de lá quando amanhecer o dia”                      


                                             00:49  ‘Só vou sair de lá, do monte, vou estar orando..”

01:01 “No final do mês de setembro eu vou fazer isso..”

O movimento dos olhos
O movimento dos olhos deixa transparecer se a pessoa está lembrando ou construindo imagens. Pense em um hipopótamo rosa com um guarda chuva verde! Com certeza você olhou para cima e à direita para tentar construir essa imagem. Se eu perguntasse; “Como foram suas férias?”. Você iria buscar as imagens, sons ou sensações existentes movimentando seus olhos para a esquerda.

Na entrevista da Xuxa para o Fantástico, onde ela relata que foi vítima de abuso sexual, a apresentadora foi muito criticada. Algumas pessoas acusaram Xuxa de ter armado essa polêmica para aparecer na mídia. Será?
Fiz uma breve análise do movimento dos olhos, expressões e microexpressões, somente desta parte da entrevista. Em alguns momentos a análise foi complicada, devido ao posicionamento da câmeras a direita não permitindo uma melhor visão frontal.
Percebi que o modelo representacional predominante de Xuxa é o auditivo, que em vários momentos ela disse a verdade e que buscou as palavras certas olhando para cima.

Vejam o vídeo e comparem com a explicação abaixo:



01:48
“ A gente acha que é culpada”
Xuxa dá uma rápida olhada para a esquerda na linha horizontal e a expressão é de sofrimento.


02:09
“ Não foi uma pessoa. Foram algumas pessoas que fizeram isso”
Novamente olhando para a esquerda que indica que está acessando a memória (no caso auditiva) e uma microexpressão de medo.


03:02
“ Não sei quem foi”
O olhar para baixo mostra vergonha e morder a boca ou prender os lábios indica que a pessoa não quer ou não pode falar. A microexpressão de tristeza continua.


03:0
“ E depois aconteceram muitas vezes”
O olhar para a esquerda ainda acessando a memória auditiva.

As pessoas sempre me perguntam: "É possível disfarçar totalmente a LC da mentira ou simular uma  LC?" A não ser que você seja um psicopata, a resposta é não.

Desenvolver a  habilidade da leitura da LC vai ajudar você profissionalmente, em várias áreas e vai melhorar sua comunicação com subordinados, chefia ou clientes! 

No caso da mentira, se for um gestor, supervisor ou  líder, percebendo subordinados com tendência pela mentira ou com dificuldades de assumir responsabilidades, entre outras características, pode ser um alerta para desenvolver uma cultura de honestidade e transparência que evitará conflitos na equipe. 

Para entrevistadores, ajudará na melhor seleção do caráter do candidato e para quem atua na área de vendas é importante para melhoria da comunicação com clientes.

Fica a dica!

Livros que recomendo para leitura:
Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal - Allan & Bárbara Pease
A Linguagem das Emoções -  Paul Ekman
Linguagem do Corpo no Trabalho - Peter Clayton

10 comentários:

  1. MUITO BOM O TEXTO E CURIOSO...INTERESSANTE COMO SE PERCEBE AS EXPRESSÕES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Luziana. Realmente é interessante e algumas expressões só podem ser identificadas com muita atenção.

      Excluir
  2. Excelente!
    Tem tanta gente mentindo para mim ultimamente que vou ler e assistir esses vídeos umas 100 vezes.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!

    Só é difícil de identificar né?
    Precisa de muita pratica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouco difícil porque na hora do diálogo estamos sempre focados no que a pessoa está falando e nos nossos pensamentos internos. A dica que posso dar para pegar prática e observar as pessoas em locais como shopping, praças de alimentação e ver videos de entrevistas.

      Excluir
  4. Muito bom, muito boas dicas.
    Gostaria de acrescentar um fato, uma boa parcela dos orientais, eu sou um deles, tem alguns comportamentos diferentes, e não quer dizer que estão mentindo, como por exemplo não fixar os olhos nos olhos da pessoa que está conversando dentre outras.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo comentário Walter! Exatamente. Existem algumas "lendas" da LC. Uma delas é o tal de fixar o olhar. Entendemos que não fixar o olhar nem sempre é falta de sinceridade assim como o aperto de mão frouxo. Uma pessoa com um sistema representacional Visual realmente vai ficar incomodado se outra pessoa não fixar o olhar, como um cinestésico ou um auditivo. É comum que um auditivo não sinta necessidade de olhar para quem está falando com ele.

    Alguns casais têm esse tipo de problema quando um é auditivo e o outro é visual! O visual com certeza vai falar: "olhe para mim quando eu estiver falando"! Ou acha que a outra pessoa não está dando a devida atenção!

    ResponderExcluir
  6. Estes vídeos já foram analisados antes mesmo de a senhora ter analisado.... ou seja, o post são cópias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr(a) os videos da Caroline e do Pastor Valdomiro eu deixo bem claro que são exemplos, já a análise da Xuxa eu fiz. É comum encontrar duas ou mais análise iguais, principalmente se tratando de entrevistas mais polêmicas. Por que as análises são iguais? Porque os sinais corporais também são um só. Impossível eu analisar de uma maneira e outro profissional da área ter uma análise totalmente diferente. Alguns especialistas até descartam os movimentos oculares como sinais de mentira, porém eu como practitioner de PN, acho viável essa interpretação.
      Existem outras análises que faço em outros artigos que estão neste mesmo blog, apesar de que não escrevo para provar nada pessoal, apenas a eficiência do estuda da LC.

      Excluir